• Título

    Tudo que aconteceu em nossas visitas dominicais

  • Título

    Um dedo de prosa sobre nossa história

  • Título

    Galeria dos Doutores mais bonitos do Brasil

  • Título

    Divulgação, contato e apoio

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Visita dia 19/11/2017

E aí minha gente! Sentiram minha falta? Quanto tempo que não escrevo um relatório de visita dos Andarilhos do Riso, não é mesmo? Então lá vai mais um!
De início, tenho que confessar que é meio esquisito isso, porque até dá uma preguicinha no começo (relatório, de novo?!) mas depois que se começa a escrever, fazendo um certo esforço para lembrar dos “causos” (e, acreditem, para o Juquinha, esse esforço é ainda maior!), é como se, mentalmente, estivéssemos fazendo a visita novamente. E isso é bom, muito bom, pois consigo sentir de novo toda aquela energia bacana que as doutoras Maravilha, Rapunzel, Rose Marie e Siriguela e os doutores Berinjela e Pisca-Pisca levaram ao IC naquele dia, junto comigo, o Dr Juquinha.
Mas essa visita foi diferente, especial. Não sei o motivo, mas começou quando nos dirigíamos até o quinto andar e uma pergunta não saía da minha cabeça: “O que faz você feliz?” Pois é, talvez eu esteja indo muito a um determinado supermercado... mas essa pergunta não saía da minha cabeça.
Para minha surpresa, no primeiro atendimento, ainda na UTI Cirúrgica, tive a primeira pista para responder a tal pergunta. Lá, eu e a Siri conhecemos a Dona Perpétua que estava confortavelmente acomodada na poltrona e com um sorriso de orelha a orelha. Mas também, qualquer um estaria nesse estado de felicidade, pois ela acabara de receber, há poucos dias, um coração novinho novinho. Tão novo que seu esposo já estava preocupado em como acompanhá-la nessa nova etapa da vida. “Tô frito! Não faço exercício físico nenhum” disse ele... tá nada, seu Esposo, o senhor tá é feito, e Dona Perpétua também!
Mas se o sorriso da família da Dona Perpétua foi somente uma dica, a resposta ainda estava por vir...
Já na enfermaria, houve um momento de reencontro que nos deu mais uma dica. A Maria Cristina recebeu-nos com um super espontâneo “Que bom! Vocês vieram mesmo! Estava esperando por vocês e até pensei que não viessem mais”. Viu só, Maria Cristina, os Andarilhos nunca falham. Livrar-se da gente é uma tarefa impossível! Toda essa alegria em nos ver é porque a Maria Cristina gosta tanto da gente, mas tanto, que de 4 em 4 anos, ela vem ao IC, só pra bater um papo com a gente. Foi assim há 8 anos, há 4 anos e agora (tá parecendo até Copa do Mundo). Pois, tal qual no futebol, quem faz três encontros também pede música aqui nos Andarilhos e ela pediu que cantássemos aquela nossa famosa composição “É preciso saber viver”, lindamente interpretada pelo Dra Siri, o Dr Berinjela e por mim (a modéstia passou longe). Dona Maria, próxima vez que der saudade, convida a gente pra um café, viu? Não precisa necessariamente vir pro IC, OK?
Mesmo com belos reencontros e lindos sorrisos, essas duas dicas ainda não conseguiam responder a tal da pergunta.
Foi quando encontramos a Rafaela, o Francisco e o Milton. A Rafa estava passeando de carrinho pelo corredor e toda vez que o pai dela parava de empurrar, resmungava um pouco chorosa. Quando ela viu o Dr Pisca-Pisca então, começou a chorar com força... rimos todos, menos a Rafa, que queria continuar o tour pelo corredor. Já o Milton reuniu uma porção de familiares e estava uma festa só. Mais sorrisos pra lá, outras risadas pra cá. Deu até pra cronometrar a ida ao banheiro de uma visitante... ela demorou exatos 1 minuto e 47 segundos, pelo jeito foi número 1 mesmo, mas ninguém pagou pra ver. Por fim, o Francisco estava ansioso em ver o jogo do seu time, o Flamengo, contra o time de seu pai, o Corinthians. Estava tão confiante que disse que seu time ia ganhar de 2 x 1. A quantidade de gols do jogo ele errou mas o vencedor foi mesmo o Flamengo. Aí, Siri, acho que alguém vai ganhar mais pirulitos na próxima visita hein?
Pois, depois de todos estes encontros, sorrisos, reencontros, gargalhadas, esperança... a felicidade deve realmente estar nas pequenas coisas, basta sermos atentos para perceber.
E foi assim, encontrando todas as dicas da tal da pergunta, que visitamos 9 pacientes na UTI Cirúrgica, 11 na Coronariana, 10 na Infantil e 47 na enfermaria.
Mas e o raio da pergunta, Dr Juquinha, encontrou uma resposta? Eu acho que, matutando um pouco, encontroei uma resposta possível....
Mas, afinal, o que faz você feliz?
Olha, para vocês eu não sei, mas hoje me dei conta que, para mim, é poder usar este belo nariz!